Consulta impertinente ao Oráculo

Consulente: Participo de um grupo espiritualista e sigo tudo que me falam irrestritamente. Estou errado?

Oráculo: eles cobram alguma coisa pelo que lhe ensinam?

Consulente: sim. são uns módulos com duração curta e cobrados separadamente.

Oráculo: você segue e pratica de verdade o que eles lhe ensinam ou só repete como papagaio de pirata?

Consulente: Bom, o senhor sabe que ninguém consegue praticar, não é?

Oráculo: quanto tem de verdade em sua busca e para que serve seguir alguma coisa ou alguém se isso não lhe modifica?

Consulente: Mas eu é que devo fazer as perguntas.

Oráculo: Engana-se. O oráculo existe para provocar respostas e não dá-las.

Consulente: mas isso dá muito trabalho. meu grupo existe há 30 anos, é tradicional e funciona muito bem.

Oráculo: funciona muito bem para quem, para quê?

Consulente: Mais perguntas?

Oráculo: então, o que você sabe verdadeiramente sobre religião e espiritualidade? O que lhe disseram e lhe mandaram ler ou o que você pesquisou, refletiu e considerou as respostas achadas no seu coração?

Consulente: Sigo as escrituras, os livros, as mensagens de auto ajuda.

Oráculo: Já parou para pensar que ainda que as mensagens sejam belas e convincentes podem ser apenas invenção e que a verdadeira busca coincide com a rotina?

Consulente: Mas é muito difícil.

Oráculo: então é mais fácil repercutir mensagens e adiar as atitudes?

Consulente: Não é bem assim...

Oráculo: Meu filho, se seu grupo é antigo e sua religião também, o fracasso é evidente. Se seu grupo e sua religião fossem bons, a humanidade funcionaria bem demais. Você acha que a humanidade é boa no que partilha?

Consulente: Eu me recuso a responder.

Oráculo: não é assim mesmo que todos os adeptos fazem quando são levados a pensar?

Consulente: Mas eu não sou adepto.

Oráculo: Ah, entendi. Então você é somente um papagaio de pirata?

Consulente: Assim o senhor me ofende.

Oráculo: Você acha, meu filho, que é ofensa ajustar a sintonia de sua busca com a verdade de seu espírito?

Consulente: (silêncio)

Oráculo: alguma pergunta mais?

Consulente: devo então me afastar de meu grupo e de minhas crenças?

Oráculo: o que você acha, meu filho?

Consulente: que é isso que o senhor está sugerindo.

Oráculo: você acha que tenho esse direito? sei que todos buscam um líder ou se tornar líder para funcionar melhor. Mas sinto, meu filho, que um bom líder, conhece primeiro sua vida, sua origem, sua singeleza, sua simpleza, sua singularidade e ajusta e sincroniza sua presença aos diversos recortes de realidade, sejam em casa, na escola ou no trabalho. Vocês pagam para crer e para liderar, mas essas coisas não se aprendem com palavreado, performances e livros. Essas coisas se aprendem com a vida ensaiada e vivida concomitantemente, pensando, aprendendo e executando. Quanto mais espontaneamente você é quem é, no que há de bom, mais admirável se torna. Precisa saber mais de alguma coisa?

Consulente: Quanto é a consulta?

Oráculo: Tem preço ouvir o que você não vai fazer?

Consulente: Mas quem disse que não vou mudar? Por que o senhor acha que não vou mudar?

Oráculo: por causa de sua teimosia, de sua hipocrisia, de seu jogo de faz de conta.

Consulente: vai ou não vai cobrar?

Oráculo: se eu cobrar estarei lhe roubando como todos que lhe cobram, desde o dízimo às outras taxas. Será que lhe respondi se vou cobrar ou não?

Consulente: então o senhor não vai cobrar.

Oráculo: Agora que já sabe que não vou cobrar, posso ajudá-lo em algo mais?

Consulente: já notou que me fez mais perguntas do que respondeu ás minhas?

Oráculo: notou que você só respondeu à pergunta sobre o custo da consulta?

Consulente: Não vou discutir. Poderia me dizer por fim quais os motivos que podem levar uma pessoa a deixar seu grupo religioso ou espiritual?

Oráculo: o principal motivo é a mentira e as mentiras são milenares, mas ninguém as admite. O que deve lhe afastar desta ou daquela pessoa, deste ou daquele grupo jamais pode ser o que lhe incomoda, o que lhe contraria ou o que lhe desafia, mas o caráter desonesto das proposições e se estas lhe conduzem apenas virtualmente às mudanças práticas e necessárias. Agora a pessoa ou o grupo é que tem de desistir e ou se afastar de você, quando você além de não se capacitar individualmente, além de não liderar sequer às questões básicas de sua vida, de sua família e de sua casa, ainda quer se tornar um lídeer perante os demais. Compreendeu que estou falando de ética presencial e existencial?

Consulente: não dá para conversar com o senhor. Nunca mais o procurarei.

Oráculo: Você acha mesmo que precisa voltar? Acha que vou sentir a sua falta? Acha que tenho algo a lhe oferecer?

Consulente: (sai pisando duro).

Oráculo: Será que um dia vai entender?